Ocupação hoteleira para o Carnaval chega a 84,4%

A pouco menos de um mês do feriado de Carnaval, a ocupação dos leitos de hotéis filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE) chegou a 84,45%, superando a taxa consolidada em igual período do ano passado, quando 78,02% dos leitos estavam ocupados. Os dados foram divulgados ontem (22) pela entidade.

O número revela que grande parte dos turistas decidiram o destino para aproveitar o feriado na última semana, já que, até o dia 12 de janeiro, a ocupação nos hotéis associados à ABIH-CE tinham ocupação de 50%. Na época, a expectativa da entidade era de que a taxa alcançasse os 80% nos dias de Carnaval.

Janeiro

A ABIH-CE divulgou ainda a média para todo o mês de janeiro, considerado de alta estação. De acordo com os dados da entidade, a taxa estava, até ontem, em 82,81%, patamar um pouco acima da ocupação de 81,72% registrada em janeiro de 2017.

O vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, endossa que os números confirmam que muitos turistas decidiram de última hora, em cerca medida devido à proximidade entre as festas de fim de ano e o Carnaval de 2018. Ele também ressalta que esses turistas que decidiram vir a Fortaleza a pouco menos de um mês do feriado são, sobretudo, da própria região Nordeste.

Darlan Leite também acredita que Fortaleza vem se consolidando cada vez mais como uma cidade carnavalesca graças aos blocos de rua. "Fortaleza vem se consolidando no Carnaval com os blocos de rua. Até mesmo o Pré-Carnaval já começa a mobilizar muita gente e isso também gera impacto nesse período.

Superada a expectativa de 80% de ocupação no Carnaval, ele destaca que a taxa deve alcançar os 90% durante a data. "Fortaleza está mais bem estruturada a cada ano que passa", acrescenta o vice-presidente da entidade da indústria hoteleira. A ocupação hoteleira no Carnaval também é impulsionada pelos próprios fortalezenses, que costumam buscar os municípios mais turísticos na data.

Voos extras

Para atender à demanda do Carnaval, as companhias aéreas vão ofertar mais voos partindo de várias localidades com destino à Capital cearense. Ao todo, de acordo com a Fraport, nova administradora do Aeroporto Pinto Martins, serão 22 operações extras entre os dias 8 e 14 de fevereiro, sendo 11 voos extras da Azul, 9 da Gol e 2 operações a mais da Latam.

Segundo a Fraport, a Azul terá opções vindo de Campinas (SP), Recife (PE), São Luís (MA), Belém (PA) e Manaus (AM). As nove operações extras solicitadas pela Gol sairão de Guarulhos (SP), Manaus (AM), São Luís (MA) e Buenos Aires, na Argentina. Já as duas operações extras da Latam com destino a Fortaleza saem de Brasília.

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/ocupacao-hoteleira-para-o-carnaval-chega-a-84-4-65285-1.1883550

custom essayessay writer servicewrite my essays online